Vereador pede apoio na aprovação de PL para telemonitorar pacientes da covid-19

Publicado: terça-feira , 21 de julho 2020 10:24

O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) pediu apoio para aprovação do Projeto de Lei (PL) número 236/2020, de autoria dele, que institui o telemonitoramento como estratégia de enfrentamento à Covid-19 aos pacientes com doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, cardíacos, mulheres com gravidez de risco, entre outros).

Durante discurso nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Dr. Daniel defendeu que os pacientes serão orientados por profissionais da saúde por meio de ligações telefônicas ou vídeochamadas, com suas informações registradas em prontuários e receberão as devidas orientações com o propósito de tomarem as providências necessárias quanto aos cuidados primordiais para evitar a propagação da doença.

“Peço apoio para que este projeto seja aprovado, pois considero de suma importância para a saúde de nossa população. Esse telemonitoramento é diferente da teleconsulta, na qual o profissional da saúde atende de maneira remota o usuário. Neste caso, será feito um monitoramento à distância pelo telefone, do whatsapp, com baixo custo  para o Executivo, aproveitando os profissionais que já estão na rede, inclusive àqueles que estão afastados por serem do grupo de risco (acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e  cardíacos), e que poderão está auxiliando nesse acompanhamento”, explicou o vereador.

De acordo com o parlamentar, que também é profissional da saúde e atuou na linha de frente durante a pandemia do novo coronavírus, a prática do telemonitoramento foi muito utilizada e mostrou-se bastante eficaz,  uma vez que,  houve intervenções oportuna de acordo com a evolução clínica da doença e os pacientes encaminhados para avaliação da saúde quando necessário.

“Me preocupo com isso, pois sabemos que o nosso município é grande e cerca de setenta por cento da população de Manaus precisa do Sistema Único de Saúde e, com isso, poderemos atingir remotamente muitas pessoas e controlar as doenças crônicas, os diabéticos, hipertensos, as grávidas de maneira a subsidiar os profissionais de saúde no combate a essas doenças,” concluiu.

Fonte: Portal do Generoso

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC