Sistema de deliberação remota do Senado será implantado em Câmaras e Assembleias Legislativas

Publicado: segunda-feira , 30 de março 2020 10:26

Em razão das atuais medidas de isolamento para evitar que o novo coronavírus (Covid-19) se alastre em nosso país, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen) desenvolveu o Sistema de Deliberação Remota (SDR) que tem permitido aos senadores manter a votação de matérias relevantes e urgentes para o enfrentamento da pandemia. O SDR já está sendo utilizado e é por meio dele que o senador Zequinha Marinho tem defendido os interesses do Pará e dos paraenses nas votações eletrônicas. O parlamentar, assim como os demais senadores, tem votado diretamente do seu estado, onde se encontra atualmente.

Assim como vem sendo realizado pelo Senado, o SDR permitirá que deputados estaduais e vereadores possam manter suas atividades políticas e administrativas, apesar das medidas de isolamento.

Por meio do Interlegis, programa que é o braço do Senado Federal para a integração e modernização do legislativo brasileiro, a nova ferramenta tem sido implementada nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o país.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, a iniciativa vem ao encontro de um anseio dos parlamentares estaduais e municipais, preocupados com a paralisação das votações nas casas legislativas. “Vamos atender a uma demanda dos deputados estaduais e vereadores, que tem sido frequente, desde que as medidas de contenção à Covid-19 foram adotadas no Brasil”, afirma Coimbra.

As Câmaras Municipais e as Assembleias Legislativas já podem solicitar ao Interlegis a instalação do SDR e o treinamento de suas equipes.

“A possibilidade de podermos levar o Sistema de Deliberação Remota, que é o que há de mais moderno no legislativo brasileiro, mostra a integração das diretorias do Senado Federal. O Interlegis está trabalhando com o apoio da Diretoria Geral, da Secretara Geral da Mesa, do Prodasen e da Secretaria de Comunicação. Todos em um esforço conjunto, representando a unidade do Senado Federal em busca de um legislativo moderno, integrado e transparente, de Norte a Sul do país”, conclui Márcio Coimbra.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC