Inscrições para Programa Parlamento Jovem Brasileiro terminam dia 30/6

Publicado: quarta-feira , 17 de junho 2020 17:41

Fazer os jovens participarem no cenário político brasileiro e colocar a mão na massa é a proposta do programa Parlamento Jovem Brasileiro. O projeto, que acontece desde 2004, busca dar oportunidade aos jovens que desejam vivenciar de perto a rotina parlamentar e ter a oportunidade de contribuir na criação de projetos de lei dento da Câmara dos Deputados.

Os interessados podem fazer sua inscrição pelo site, preenchendo o formulário e anexando os seguintes documentos: Projeto de lei elaborado (de sua autoria) e documento de identidade válido e legível. Ambos devem ser enviados conformes as instruções que constam no site.

Devido à pandemia, as inscrições foram prorrogadas e poderão ser efetuadas até o dia 30 de junho de 2020. Para aqueles que tiverem alguma dúvida, elas podem ser tiradas todas as sextas-feiras, às 17h, nas lives que estão acontecendo no Instagram @parlamentojovembrasileiro.

Sobre o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é programa de Educação para Democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante a jornada parlamentar em Brasília, o PJB une estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais. Assim, oferece a vivência real de tolerância, inclusão e respeito à diversidade – além de conteúdos formais sobre controle social e Poder Legislativo. Ao final do programa, todos terão exercitado suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.

É isso que faz do PJB uma das grandes ações de educação para a democracia realizadas pela Câmara dos Deputados: todos os jovens que se envolvem na elaboração de um projeto de lei têm a oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver sua cidadania.

Confira dicas de como escrever o seu projeto

#1 – Como escolher meu tema para o projeto de lei

O primeiro passo é identificar um tema que você tenha vontade de trabalhar. Na maior parte das vezes, novas leis são propostas para atender às novas necessidades da sociedade, que surgem conforme ela se transforma em termos de tecnológicos, hábitos e valores.

#2- Escolhi um tema, mas como saber se essa ideia rende um projeto de lei?

Agora que você escolheu um problema relevante que quer ajudar a selecionar, chegou a hora de levantar o que pode ser feito e escolher uma ideia para desenvolver na forma de uma projeto de lei.

#3 -Como estruturar em formato de projeto de lei?

Uma proposta de mudança na legislação pode chegar à Câmara sob várias formas. Mas para a inscrição no PJB você deve focar nos formatos de Projeto de Lei Ordinária, Projeto de Lei Complementar ou uma Proposta de Emenda à Constituição. O PJB trabalha apenas com estes três tipos de proposição.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC