Operação Lagoa Presente reforça policiamento no Jardim Botânico e na Gávea

Publicado: sábado , 18 de julho 2020 10:00

O governador Wilson Witzel participou, nesta quinta-feira (16/07), da cerimônia de ampliação da Operação Lagoa Presente para os bairros do Jardim Botânico e da Gávea. O reforço do policiamento comunitário na região vai ocorrer diariamente, das 8h às 20h. A inauguração, restrita a poucos participantes por conta das medidas de isolamento social ainda vigentes, ocorreu na Lagoa Rodrigo de Freitas, nas proximidades do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). Os agentes vão circular a pé, de viaturas e de bicicletas para garantir a segurança dos moradores.

– Quero agradecer aos bravos militares que têm ajudado o programa. Estamos iniciando uma operação de reforço nos bairros do Jardim Botânico e da Gávea, que é uma extensão do Programa Lagoa Presente. A meta é aumentar a sensação de segurança e ajudar a reduzir os índices de criminalidade nestes bairros da Zona Sul – destacou Witzel.

O Segurança Presente atua em 29 bairros do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Na Operação Lagoa Presente, de janeiro de 2019 a 14 de julho deste ano, cerca de 40 pessoas foram conduzidas à delegacia, sete mandados de prisão foram cumpridos e 62 atendimentos sociais foram realizados. Desde a inauguração da operação, em 2015, mais de 880 pessoas foram conduzidas à delegacia, cerca de 65 mandados de prisão foram cumpridos e mais de 760 atendimentos sociais foram realizados.

Responsável pelo programa, o secretário da Casa Civil, Cleiton Rodrigues, destacou a parceria com as associações de moradores dos bairros atendidos.

– A ampliação da Operação Segurança Presente para a Gávea e o Jardim Botânico é uma demanda dos moradores desses bairros. Isso comprova a confiança que as pessoas têm no nosso programa, que se destaca pelo policiamento comunitário e os atendimentos sociais – frisou.

Parceria com as associações de moradores

Para a presidente da Associação de Moradores do Jardim Botânico (AMA-JB), Rafaela Carneiro, a chegada do programa ao bairro do Jardim Botânico foi um presente.

– O Jardim Botânico é um bairro muito visitado por conta das áreas de lazer que oferece. Temos o Jardim Botânico e o Parque Lage, por exemplo. Acho que esta parceria com o Governo do Estado é fundamental. Acabamos de doar quatro bicicletas para o programa. Queremos que o morador se sinta cada vez mais seguro ao andar no bairro – disse.

René Hasenclever, presidente da Associação de Moradores da Gávea (Amagávea), também aprovou o reforço no policiamento da região.

– O morador está se sentindo mais seguro. Temos buscado parcerias para ajudar da melhor forma possível – afirmou.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC