Governador inaugura oficialmente Unidade de Polícia de Proximidade de Angra dos Reis

Publicado: sexta-feira , 24 de julho 2020 10:02

 Foto: Eliane Carvalho

O governador Wilson Witzel inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (23/07), a Unidade de Polícia de Proximidade (UPP) de Angra dos Reis, na Costa Verde. O novo modelo de policiamento associado a ações sociais, que funciona desde abril, tem ajudado a combater a criminalidade na cidade. A UPP conta com três bases: Parque Belém, Frade e Camorim Grande, totalizando um efetivo de 120 policiais militares.

– Estamos reformulando o conceito das UPPs e, a partir da experiência da Unidade de Polícia de Proximidade de Angra dos Reis, vamos replicar o projeto para outras comunidades do estado. A ideia é que, além de garantir a segurança da população, as unidades também ofereçam programas sociais. Aqui, em Angra, teremos secretarias de Estado presentes, como a de Desenvolvimento Social e de Trabalho e Renda. Infelizmente, fomos dragados economicamente pela pandemia e tivemos que adiar algumas iniciativas, mas já estamos seguindo em frente – explicou o governador.

O reforço na segurança da cidade resultou na queda de índices de criminalidade como homicídios dolosos e roubos de veículos e de rua. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados 29 casos de homicídios dolosos entre janeiro e junho deste ano, 27 vítimas a menos do que no mesmo período de 2019. No índice de roubo de rua, houve uma redução de 57,85%: 57 casos registrados no primeiro semestre deste ano, contra 135 no mesmo período de 2019. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 16 casos de roubos de veículos, 72 a menos em comparação ao mesmo período de 2019.

– Implantar essas bases da UPP em Angra foi um grande desafio, que já têm grandes e importantes resultados. Conseguimos reduzir a criminalidade dos bairros de Angra dos Reis depois que reforçamos o policiamento – afirmou o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo.

Visita a aeroporto

O governador também visitou o Aeroporto de Angra e conheceu o projeto de ampliação do local, uma parceria entre os governos federal e estadual.  O processo licitatório para o início do conjunto de obras está em andamento na Secretaria de Estado de Transportes e deve ser concluído em setembro.

– A nossa intenção é incentivar o turismo na Costa Verde com a criação de voos comerciais no aeroporto de Angra dos Reis. Por isso, a ampliação da capacidade do local é importante – ressaltou o governador.

As obras, que contam com investimentos do Ministério da Infraestrutura no valor de R$ 29 milhões, têm previsão de conclusão em 2021. O projeto do aeroporto – administrado pelo Estado e concessionado à operação pela Angra Aeroportos – prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem e do Pátio de Aeronaves e a construção de nova Pista de Táxi.

– O aeroporto já passou por algumas melhorias, mas o novo projeto inclui uma reformulação total da infraestrutura, além da instalação de modernos equipamentos que garantem mais segurança, como a estação meteorológica automática, a primeira do país, cedida pelo governo federal. Isso permitirá que o aeroporto atenda a um público mais amplo, já que receberá aeronaves de médio porte. Também queremos construir, no futuro um novo terminal de passageiros – disse o secretário de Transportes, Delmo Pinho.

O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, agradeceu a parceria do Governo do Estado no fortalecimento do turismo em projetos como a ampliação do aeroporto e o reforço do patrulhamento ostensivo com a inauguração da UPP.

– Sem segurança, não temos saúde e turismo. A cidade estava oprimida pela criminalidade e hoje conta com uma política de segurança inovadora, que une policiamento a ações sociais. Devolvemos o direito de ir e vir à população. Além disso, estamos tirando do papel o projeto de ampliação do aeroporto, um pedido antigo da sociedade – disse o prefeito.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC