Governador entrega cheques a produtores de leite de Macuco e região

Publicado: terça-feira , 04 de agosto 2020 12:00

Foto: Carlos Magno.

O governador Wilson Witzel e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento participaram, nesta segunda-feira (03/08), de uma visita às instalações da Cooperativa de Leite de Macuco, na Região Serrana. Na ocasião, foram entregues cheques no valor total de mais de R$ 250 mil a produtores da região, que foram contemplados com empréstimos do Agrofundo, programa de fomento que oferece aos agricultores financiamento a juros baixos. No evento também foi apresentado um balanço sobre a vacinação contra a febre aftosa no estado, que acaba de bater a meta de 90% de cobertura vacinal do rebanho do Rio.

– O Estado do Rio tem um grande potencial em outras áreas do PIB. Não podemos ficar dependentes do petróleo. O turismo e a agricultura vão trazer um incremento para a nossa economia. A agricultura do nosso estado está em outro patamar e ainda há muito espaço para investimentos no agro. Vamos auxiliar na questão da tributação para alavancar ainda mais, afirmou o governador.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, da presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, do presidente da Cooperativa de Macuco, Silvio Marini, do superintende da Defesa Agropecuária da secretaria, Paulo Henrique de Moraes, do presidente da Faerj, Rodolfo Tavares e do prefeito de Macuco, Bruno Boaretto.

– Muito importante para aumentar o PIB do Agro é escolher quais cadeias vamos investir mais, e o leite é uma delas. Temos muito potencial para investir também em turismo rural. Em relação às cooperativas, vemos uma possibilidade imensa de crescimento e vamos seguir apoiando na questão jurídica, com apoio técnico, para que cooperativas como essa possam crescer ainda mais. Esse governo tem sido histórico para a Agricultura e está investindo cada vez mais, apoiando o setor em entrevistas e colocando em pauta. Agradeço esse apoio do governador e vamos avançar cada vez mais – disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Com 81 anos, a Cooperativa de Macuco reúne cerca de 1.110 associados ativos, com uma produção de 4,5 milhões de litros de leite por mês, com coletas em 26 municípios. A instituição produz leite, manteiga, queijo e bebidas lácteas.

Vacinação contra a febre aftosa

O Estado bateu a meta de 90% de cobertura vacinal contra a febre aftosa. Com isso, foi conquistado mais um dos requisitos para obter o certificado de área livre de febre aftosa concedido pelo Ministério da Agricultura e chancelado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

De acordo com o Ministério, o Rio de Janeiro e outros estados devem deixar de vacinar contra a doença.

Visita às obras do hospital

Ainda durante agendas na cidade, o governador visitou o hospital de Macuco. O objetivo é retomar as obras do Hospital Municipal Maria Helena Vieira da Silva, antiga Casa de Parto, no bairro Santo Reis, fazendo com que a unidade se torne referência oftalmológica na região Serrana. Além de atendimentos especializados de oftalmologia, o novo hospital vai contar ainda com duas salas para cirurgias gerais, maternidade, emergência porta aberta para a população e atendimento ambulatorial.

Com intervenções paralisadas há anos, a previsão é que as obras sejam concluídas no fim deste ano, com investimento total de R$ 4,2 milhões, numa parceria com a Prefeitura de Macuco.

– A decisão já está tomada. Vamos resolver a questão da unidade, fazer repasses necessários e entregar o hospital para a população, afirmou o governador.

– A conclusão dessa obra é o maior sonho da nossa população. Então, falta pouco para se tornar realidade. Agradeço pelo compromisso do governador, falou o prefeito de Macuco, Bruno Boaretto.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC