Governador entrega cheques a produtores de leite de Barra Mansa

Publicado: quarta-feira , 29 de julho 2020 10:00

Durante visita à Cooperativa de Barra Mansa nesta terça-feira (28/7), o governador Wilson Witzel entregou R$ 200 mil em cheques a produtores de leite de Barra Mansa e região. Os recursos são provenientes do Agrofundo, programa de fomento que oferece aos agricultores fluminenses financiamento a juros de 2% ao ano, com carência de dois anos.

– No ano que vem tenho certeza que vamos retomar a economia do nosso estado e, assim, vamos estimular ainda mais os programas para o produtor rural colocando à disposição  novas fontes de financiamento para investimentos ainda maiores. Portanto, neste Dia do Agricultor, venho reafirmar nosso compromisso de fornecer recursos e melhorar a produção – afirmou o governador, que esteve, no evento, acompanhado do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Queiroz.

O Agrofundo é um programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Estado de Agricultura, operacionalizado pela Emater-Rio. Atende a produtores de frutas, flores, mel, leite, ovos, orgânicos, agroindústrias de base familiar e, a partir de agora, leite. O fundo foi fundamental para reduzir prejuízos durante a pandemia da Covid-19, que reduziu vendas.

– A missão dada pelo governador é aumentar o PIB da agricultura no nosso estado e temos trabalhado incansavelmente para atingir esta meta, com a Emater, a Pesagro, a Ceasa, assim como a Faerj. A Agricultura recebeu, este ano, um orçamento de R$ 100 milhões, que é o maior da história. Durante a pandemia, havia a preocupação com o abastecimento, e hoje, neste Dia do Agricultor, temos que agradecer muito a todos eles, que não deixaram faltar alimentos nas nossas residências – disse o secretário de Agricultura.

A Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, que celebra 80 anos, é uma das mais antigas em atividade. Tem 470 cooperados e gera cerca de 130 empregos diretos só na fábrica, onde são processados 120 mil litros de leite/dia.

Em 2020, a linha de produção da cooperativa foi considerada a mais eficiente das Américas e a terceira mais eficiente do mundo, pela Tetra Pak. O presidente da cooperativa, Claudio Meirelles, anunciou que planeja investimentos de expansão para construir uma fábrica para produção de queijos.

Certificação deve ampliar mercados

Recentemente, o Estado do Rio recebeu do Ministério da Agricultura a certificação especial que autoriza o Rio de Janeiro a comercializar produtos de origem animal em todo o país.

A previsão é de que as agroindústrias que aderirem ao sistema tenham acréscimo de 30% na produção. Além disso, a expectativa é de que o número de empregos diretos aumente até 20%.

Fonte:Governo do Rio de Janeiro

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC