Governador em exercício participa de encontro do Cosud

Publicado: segunda-feira , 02 de março 2020 14:45

O governador em exercício, Cláudio Castro, participou da 6ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que terminou neste sábado (29/2), em Foz do Iguaçu, Paraná. O tema principal do encontro, economia sustentável e bioeconomia, foi debatido também pelos governadores Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Renato Casagrande (Espírito Santo), Carlos Moisés (Santa Catarina) e João Dória (São Paulo).

Os governadores – que representam estados que somam 71% do PIB brasileiro – abordaram questões importantes para desenvolvimento regional, como a geração de mais empregos, a preservação das riquezas naturais e a atenção a programas sociais.

– O caminho do desenvolvimento é aquele que respeita o meio ambiente e pensa na preservação da natureza. Todos os estados precisam potencializar as ações de sustentabilidade nas comunidades, despertando a responsabilidade social que temos de zelar por esse bem para as gerações futuras – frisou Castro.

No encontro, uma das palestras foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que apresentou dados sobre ações de combate ao crime organizado realizadas nos estados em parceria com o ministério.

Em busca de apoio federal

Diante de um dos pontos turísticos naturais mais belos do mundo, as Cataratas do Iguaçu, o anfitrião, governador Ratinho Júnior, fez a leitura do documento final do encontro – a Carta de Foz do Iguaçu (em anexo), que destacou a necessidade de um apoio maior, com a destinação de recursos, do governo federal aos estados.

– Cada estado vive uma realidade particular em suas principais áreas, mas muitas outras convergem e podem ser superadas com o apoio da União. Nesses encontros, vamos trocando experiências e definindo estratégias para levarmos a Brasília. Inclusive, já pensamos em solicitar esse apoio para o trabalho de prevenção e combate ao coronavírus – enfatizou Cláudio Castro.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC