Eleições 2020: Uso de máscaras será obrigatório e TSE recomenda que eleitores levem sua própria caneta

Publicado: quinta-feira , 10 de setembro 2020 11:35

Segundo as regras de segurança sanitária divulgadas pelo TSE, a higienização das mãos será obrigatória antes e depois da votação e a proteção com relação às urnas caberá ao eleitor, individualmente

Foto: GettyImages

O uso de máscara será obrigatório na próxima eleições, segundo as regras de segurança sanitária divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contratou uma consultoria para elaborar o plano de protocolo dos locais de votação.

De acordo com as regras, apresentadas pelo ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, pessoas sem máscara já serão barradas na porta dos colégios onde acontecerão as votações e só poderão entrar eleitores com máscara.

Os locais de votação ficarão abertos das 7h às 17h. As três primeiras horas serão presenciais para pessoas com mais de 60 anos, embora não seja obrigatório. O TSE recomenda que cada um leve a própria caneta para assinar o livro de presença.

Todas as seções eleitorais terão álcool em gel e a higienização das mãos será obrigatória antes e depois da votação. As urnas não serão higienizadas a cada voto e a proteção caberá ao eleitor, individualmente, com o álcool em gel. Além disso, haverá cartazes explicando os procedimentos a serem adotados.

Segundo Barroso, as orientações também serão apresentadas à população por meio da campanha “Vote com Segurança”, que será exibida em todos os meios de comunicação do País, a partir do mês que vem.

Por causa da pandemia da Covid-19, as eleições municipais foram adiadas de outubro para os dias 15 de novembro, primeiro turno, e 29 de novembro, segundo turno.

De acordo com o TSE, o Brasil tem cerca de 147 milhões de eleitores, que serão distribuídos em 401 mil seções eleitorais, em 95 mil locais de votação, a fim de que sejam escolhidos os novos prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

Fonte: UOL

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC